terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Você é santa-mariense se…

… subiu todos os degraus do monumento ao ferroviário e, esbaforido, achou o resto do mundo sem graça diante do Itararé. Se já andou na linha férrea, já subiu em vagão, já brincou nas gares ou teve parente maquinista. Se já subiu a estrada do Perau no domingo. Se já desceu a Rio Branco de madrugada. E correu a esmo no largo da estação.
Se já viu o tempo congelado na Vila Belga. Se já deslizou de carrinho de lomba na Tuiuti, ou no descidão da Riachuelo. Se já viu o Dia da Asa na Base Aérea. Já comprou sapato na Casa Eny pro parente que encomendou. Se já foi namorar em Camobi. Ou se foi espiar as gurias no Calçadão. Se já foi espremido no ônibus do campus. Se o seu pai deu aula na universidade. Ou se agora é você que dá. Se já escutou o listão do vestibular no radinho. E ligou pra saber se o filho do vizinho passou.
Se já cumpriu romaria até o santuário da Medianeira. Ou já visitou a capelinha da Virgem Três Vezes Admirável. Se você sabe que Acampamento é rua. E que Dores é igreja, clube e bairro. Se já jogou futebol de rua no Parque Itaimbé, futebol de campo na Tancredo Neves, futebol de salão na quadra dos Palotinos. Se já viu Rio-Nal nos Eucaliptos. E ainda foi à revanche na Baixada. Se já comeu cachorrão na praça dos bombeiros. Ou tomou chimarrão na Presidente. Ou pileque no Itaimbar. Ou um fogo daqueles no Ponto de Cinema. Ou se juntaram você no bar do Pingo.
Se já tirou foto na locomotiva da pracinha. Ou no obelisco da saída pra Restinga. Se foi almoçar em Val de Buia, Silveira ou Arroio Grande. Ou, então, jantou galeto no Augusto ou no Vera Cruz. E depois foi atrás da sobremesa na Copacabana. Se você já ouviu o Antonio Gringo ou o Otávio Segala. Se você já leu o Bicca Larré, ou assistiu o Freire no Treze de Maio. Se já furou o baile do Tênis. Ou parou rodeio no Minuano. Se foi ver o pôr-do-sol no Vacacaí.
Se já tomou o Jardim da Serra pra Itaara. E foi com a cara na janela pra ver a Garganta do Diabo. Se deu ao menos um bico no Socepe, ou andou na disneylândia do padre Lauro. Se você lembra do Edmundo Cardoso, do Prado Veppo, do Chico Ribeiro. Se você acha que falta uma estátua do Crocante na Saldanha Marinho. Se tem saudade da Sotéia, do Cine Imperial, do programa do Cerejinha, das noitadas do Panacéia. E se, mesmo tendo nascido em Passo Fundo, você estica o aniversário da Boca do Monte só pra dizer que lembra dela…
Aí, meu caro, você é mesmo santa-mariense da gema.”

   

2 comentários:

  1. báá muuitooo massa,foi tu que enventou ??

    beijo beijo afiliado !!!

    Bfernanda.

    ResponderExcluir
  2. Massa mesmo, naum eu tirei de outro blog.

    ResponderExcluir